Você é ocupado ou produtivo?

Acredite, existe uma grande diferença entre as duas coisas. Às vezes, estar ocupado por menos tempo pode te deixar produtivo por mais tempo

A situação é rotineira: você começa a executar uma tarefa no trabalho. Chega um e-mail que precisa ser respondido. O telefone toca. Você é chamado para uma reunião. As notícias do dia estão interessantíssimas. Você se lembra das contas que precisa pagar ainda hoje… E acaba demorando muito mais tempo para executar a tarefa e o pior, se desgastando muito mais. Às vezes, estar ocupado não é sinônimo de estar produtivo: é apenas falta de planejamento de tempo.

Uma pesquisa divulgada pelo jornal The New York Times tenta entender essa relação e cria o conceito de “renovação estratégica”. Cuidar da saúde ao praticar exercícios durante o dia, tirar cochilos breves, ter férias mais longas. Tudo isso aumenta a motivação, a saúde e a produtividade. É impossível aumentar as horas do dia, mas dá para aumentar a energia dividida entre essas horas para torná-las mais produtivas.

Pensando nisso, o  fotógrafo e empreendedor Chase Jarvis, resolveu criar um novo método para dividir suas horas de trabalho. A maioria das pessoas tenta se manter focada durante oito horas seguidas no empenho de suas tarefas, e divide o resto do seu tempo entre descansar, cuidar da saúde, etc. Jarvis fez diferente e dividiu seu dia em quatro grandes blocos de trabalho, separados por intervalos de meia hora, nos quais ele realiza tarefas cotidianas e descansa um pouco a mente. De acordo com ele, sua produtividade praticamente quadruplicou depois que ele passou a adotar o método.

Jarvis criou uma planilha que descreve os quatro “blocos de trabalho” e as pausas, com espaços para anotar tarefas a serem executadas e atividades para descansar a cabeça. Será que uma dessas pode tornar o seu dia mais produtivo? Veja abaixo:

tasksTem dúvida se esse tipo de organização de tempo realmente funciona? Jarvis utilizou como inspiração a planilha de outro cara bem empreendedor: Benjamin Franklin. Olha só:

benjamin

 

 

 

Via

 

Leia também

Bullet Journal: uma maneira analógica de organização de tarefas para pessoas dispersas

Tags

Comentários