Você é muito mais do que o seu currículo mostra

Essa é a premissa da Biz.u, startup brasileira que promete humanizar os processos seletivos

É possível inovar na maneira como os processos seletivos são realizados? Existe uma maneira de avaliar se o candidato está alinhado com a filosofia da empresa que vá além do combo currículo-entrevista? Para a startup carioca Biz.u não só é possível, como desejável – e muitas empresas modernas estão embarcando nessa.

A proposta da startup é conectar pessoas e empresa de maneira humanizada, fazendo a análise de aspectos que vão muito além dos conhecimentos técnicos ou do perfil profissional do candidato. A ideia é considerar também o perfil pessoal: personalidade, experiências vividas, valores, formas de interação social e aspectos emocionais… tudo entra na conta. Como? Usando uma metodologia baseada no Modelo dos Cinco Fatores de Personalidade (Big Five) e na teoria dos arquétipos de Carl Jung, que define traços de comportamento dos candidatos e indica o ambiente de trabalho que mais combina com ele. As empresas que se cadastram para recrutar pela plataforma também passam por um processo de avaliação para definir seus arquétipos. Então, um algoritmo cruza os perfis para encaixar aqueles de maior probabilidade.

Os benefícios do sistema vão além de criar um ambiente de trabalho mais feliz e com funcionários mais alinhados com a filosofia da empresa: a Biz.u defende que, ao encaixar as pessoas certas nos lugares certos, a produtividade aumenta e o turnover diminui. Um dos maiores desafios de qualquer negócio hoje em dia.

Na prática, funciona assim: o candidato se cadastra gratuitamente no site e reponde a um questionário de 48 perguntas que vão encaixá-lo em três dos 16 arquétipos criados pela plataforma e recebe um relatório com seu “resultado”, e as empresas também preenchem um teste e são representadas por dois dos 8 arquétipos de cultura organizacional. A partir daí, a pessoa pode ver as empresas mais alinhadas e se candidatar às suas vagas.

Interessou? Para conhecer mais sobre a startup (e quem sabe cadastrar seu perfil), é só acessar o site.

https://www.bizu.vc/

Leia também

Rocky-250 uber-250-x-250

Tags

Comentários