Torne o seu blog uma verdadeira estratégia de marketing

Listamos algumas dicas para ajustar sua estratégia de inbound marketing e alavancar sua startup

O marketing de conteúdo já é um tema bastante difundido no meio empreendedor. Apesar de muito conhecida, essa estratégia de inbound marketing em que a prospecção de potenciais clientes é feita de forma passiva, atraindo-os com conteúdos interessantes, ainda é subutilizada.

Muitos empreendedores já saíram por aí criando blogs para alavancar os negócios, mas se deparam com diversas dificuldades nesse caminho: qualidade do conteúdo, atualização, retorno e relevância. Marketing de conteúdo pode ser a melhor estratégia para manter o seu funil de vendas sempre alimentado com prospects e leads, mas é preciso encará-lo além da excitação momentânea.

Para você que já adota ou pretende adotar essa estratégia, as dicas a seguir podem ser de grande ajuda.

  • Não crie um Frankenstein

Você quer captar contatos de potenciais clientes? Quer tornar a sua marca conhecida? Quer se posicionar no mercado como referência em determinado assunto? Para cada objetivo uma estratégia diferente deve ser utilizada. Um erro comum de muitos empreendedores ao iniciarem um blog é acreditar que a ferramenta poderá servir a todos os seus desejos, construindo uma só estratégia para objetivos completamente diferentes. Ao final tem-se um Frankenstein: um único corpo com partes totalmente diferentes. Curtidas e compartilhamentos são ótimas métricas para quem quer visibilidade, enquanto quantidade de e-mails captados dentro do blog é essencial para quem quer potenciais clientes. Desenhe o seu objetivo e pense na estratégia e nas métricas que estão alinhadas a ele.

  • Pessoas querem saber do problema, não da solução

O seu cliente não chega até você pela sua solução, mas porque você fala sobre o problema dele. Decidir qual solução comprar é um dos últimos estágios do processo: primeiro seu cliente irá explorar ao máximo o problema. O blog deve então “conversar com ele” sobre o problema e seus efeitos. Ninguém irá consumir um conteúdo que só promova uma solução; irá ler para entender e se educar quanto ao problema que está enfrentando. Dessa forma, o leitor naturalmente irá considerar a sua solução quando chegar o momento de contratação.

  • Não acredite no efeito “bola de neve”

Muitos empreendedores aguardam o efeito “bola de neve”: cada novo post terá mais leitores que o anterior e assim por diante, crescendo as visualizações como uma bola de neve. Mito. Se o número de seguidores não está crescendo, esperar por esse efeito não ajuda. Alguma coisa você deve mudar. Ter uma agenda definida de publicações e não escrever só quando tiver tempo é o primeiro passo. Você deve apostar em consistência para garantir uma audiência sempre engajada com o seu conteúdo, oferecendo materiais relevantes de forma frequente. Assim você evita perda de leitores e cria oportunidades para atrair mais seguidores.

Pense nessas três dicas antes de investir na otimização de SEO do seu blog ou em anúncios no Facebook. Lembre-se sempre: seu blog pode estar distante do resultado esperado não pela qualidade do conteúdo ou por um design ruim, mas porque está publicando o que você quer falar e não o que as pessoas querem ler.

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