Tendência entre as Startups: inovar serviços tradicionais

Uber e Nubank abrem caminho para outras inovações no mercado

Para aproveitar a atual tendência das startups, basta pegar um serviço tradicional, seja oferecido pelo governo ou por instituições privadas, inová-lo e revolucionar todo um setor. Mas não se assuste com um crescimento rápido; nem se aparecerem alguns inimigos ao longo do caminho. Vamos conhecer duas startups que são grandes exemplos de inovação em serviços:

Uber

olho-startup-sebrae (1)Uma das startups mais polêmicas dos últimos anos, o Uber, fundado em 2009, inovou no serviço de transporte de passageiros. A startup criou uma otimização do serviço de táxis e melhorou em diversos pontos. Ao invés de ligar para uma central ou ir para a rua, você solicita o carro pelo aplicativo próprio do Uber e acompanha o deslocamento do motorista. O pagamento da corrida acontece pelo seu cartão cadastrado no aplicativo, ou seja, você não paga diretamente ao motorista. Não há a surpresa de um carro velho te buscar. Sempre vai aparecer um carro preto, de luxo e com um motorista que abre a porta para você e ainda oferece água. O melhor: a tarifa é a mesma de um táxi comum.

Presente em mais de 200 cidades, o Uber acumula uma série de polêmicas. Como o serviço de táxi é regulamentado por governos, os motoristas do Uber são acusados de agir ilegalmente no transporte. As lideranças da startup se defendem: é apenas um serviço de motorista particular. Enquanto não se chega a uma conclusão, vale a pena conhecer de perto este serviço. No Brasil, já pode ser encontrado em cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

nubank 600

Leia também

cervejas250 ebook-gestao-250

 

Nubank

Uma startup brasileira imaginou um banco sem agência e que não cobra anuidade no cartão de crédito e criou a Nubank para inovar em serviços financeiros. Eles criaram o primeiro cartão de crédito internacional com suporte e gerenciamento inteiramente por um aplicativo, além de, claro, não cobrar anuidade pelo cartão. A inovação acompanha as demandas do seu principal público, sem burocracia, com interface fácil, moderna e atendimento rápido. Solicitar o cartão é tão simples quanto utilizá-lo, basta cadastrar no site ou receber o convite de algum amigo que já utiliza o Nubank.

Outros serviços já contam com startups trabalhando em produtos inovadores, como a entrega dos Correios e mobilidade urbana por transportes públicos. Há muitos serviços ainda a serem revolucionados; que tal aproveitar essa tendência para tirar do papel a sua startup?

Via 1, 2

Tags

Comentários