Sua startup pode evoluir em vez de revolucionar

Uma startup está encantando o mercado imobiliário americano. O segredo? Fazer o que já existe, mas muito melhor

Pesquisas mostram que os próximos anos serão caracterizados pela presença no mercado de uma geração de consumidores que, em comparação com as anteriores, ganha menos, possui mais gastos fixos e é muito atenta à qualidade. Para o mercado imobiliário, isso pode ser um grande desafio. Para novos empreendedores, uma oportunidade de inovar em um segmento tão tradicional.

Olivier Grinda (se você está com a sensação de que já viu esse nome antes, está correto. Ele é o irmão mais novo de Fabrice Grinda, o fundador da OLX) resolveu pegar a experiência adquirida com uma startupde venda online de calçados, partir para Miami e fundar a Home61, startup que está ganhando um destaque considerável no mercado imobiliário local.

A premissa do negócio é simples: tornar o processo de compra, venda e locação de imóveis mais transparente em relação ao trabalho do corretor e mais eficiente para os clientes. A startup investe no treinamento da equipe de corretores (que pode ser própria ou comissionada) e conta com um sistema como o do Uber, que permite ao usuário avaliar o serviço prestado.

Além disso, automatização é palavra de ordem. Os corretores recebem um iPad que serve como ferramenta central para as atividades: histórico de cada imóvel, informações de mercado, agenda sincronizada e serviço de assinatura digital, que permite aos clientes assinar contratos na hora e no local.

Aí você pode estar pensando: nada muito revolucionário, não é mesmo? Está correto, mas a palavra chave aqui não é “revolução”, é “evolução”. A nova geração de consumidores vai se sentir muito mais confortável com o serviço de assinatura digital do que em enviar contratos por fax – o atual padrão do mercado, por exemplo. Além disso, as práticas da startup reduzem custos e tempo, tanto dos corretores quanto dos clientes, otimizando a produtividade de todos os envolvidos.

As práticas propostas pela Home61 parecem dar resultado: a média de transações da startup é de 2.5 por mês, enquanto a do mercado é de 0.9. O segredo? De acordo com Olivier Grinda, o segredo é não ter como objetivo mudar o modelo de negócios, mas sim alterar a maneira de como ele é executado.

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