Startups inovam no relacionamento com o cliente

Conheça serviços e plataformas que ajudam empresas a atenderem os seus clientes

Empreendedores não devem enxergar o relacionamento com o cliente como apenas um dos nove blocos a ser preenchido do Business Model Canvas. Ao criar o modelo de negócios da sua startup, essa deve ser uma grande oportunidade para uma marca aumentar a quantidade de clientes promotores. Por que, mesmo assim, as empresas continuam a utilizar call centers ineficientes ou chamadas morosas pelo site?

olho SACVisando a inovação no atendimento ao cliente, algumas startups desenvolveram como produtos plataformas multicanais de help desk (serviço de suporte a usuários para resolução de problemas)e de service desk (central para gestão dos serviços de atendimento ao cliente). Se hoje estamos conectados 24h à internet por dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets, por que exigir do cliente ficar no telefone horas com um atendente para resolver um problema? Conheça algumas dessas startups que ajudam a mudar o cenário:

Zendesk

Com sede em San Francisco, Califórnia, o software de atendimento ao cliente nas nuvens diminui o tempo de resposta ao consumidor e integra diversos dispositivos e aplicativos para os atendentes: email, twitter, facebook, chat e pesquisa. No Brasil, tem clientes como Buscapé e SambaTech.

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WhatSac

Inspirado pela viralidade do aplicativo Whatsapp, o produto fornece o contato do cliente com o SAC de uma empresa por meio de mensagens de texto. O cliente baixa um aplicativo pelo celular e facilmente entra em contato com as empresas. Se antes era possível atender apenas uma pessoa por vez ao telefone, pela plataforma a eficiência aumenta, e são atendidos até 10 clientes simultaneamente.

Salesforce

O produto oferece serviços completos de atendimento ao cliente, como monitoramento de redes sociais, suporte em vários canais e dispositivos, agilidade na busca por resposta em uma base de conhecimento e até atendimento via vídeo por aplicativos móveis. Spotify e a Phillips são algumas empresas que utilizam o produto.

A antiga máxima “um cliente insatisfeito fala mal da sua empresa para 10 pessoas” não vale mais atualmente. Uma postagem de um cliente insatisfeito em redes sociais pode alcançar milhares de pessoas. Por isso, inove no relacionamento com o seu cliente!

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