A revolução da Internet das Coisas: oportunidade de negócio para startups

Conheça a Internet das Coisas, a maior tendência entre startups e investidores

Um mercado de tecnologia, que chegará US$ 1,7 trilhão em 2020, atrai a atenção dos empreendedores mais ligados. A Internet das Coisas (em inglês Internet of ThingsIoT) está ganhando cada vez mais força, impulsionada pelo crescimento acelerado de dispositivos conectados à rede. Atualmente, essa é a maior tendência entre as startups e o maior foco dos investidores.

A Internet das Coisas é uma grande infraestrutura que permite conectar em rede objetos físicos e virtuais, por meio de tecnologias de comunicação e de captação de dados. Pessoas, smartphones, dispositivos wearable, eletrodomésticos, carros, casas e até cidades – conectados e se comunicando de forma inteligente. A Gartner, empresa de pesquisa tecnológica, estima que existirão mais de 26 bilhões de dispositivos conectados em cinco anos (apesar de outros pesquisadores apostarem em 100 bilhões).

iotpost

IoT não é uma comunicação tradicional, máquina a máquina (M2M – machine to machine), é uma comunicação inteligente. É você acordar mais tarde porque o despertador ajustou automaticamente o horário ao receber a notificação que seu voo daquela manhã está atrasado. É a iluminação pública se ajustar as condições climáticas. A Gartner acredita que a aceitação e o crescimento do mercado não será impulsionado pelos conglomerados provedores de tecnologia de consumo, mas pelas startups. Elas conseguem desenvolver soluções inovadoras para problemas de nicho e o processo é muito mais rápido que nas grandes empresas.

De acordo com Virgílio Almeida, secretário de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa Startup Brasil (que já acelerou mais de 200 empresas) deverá lançar um edital específico para o desenvolvimento de hardware voltado para Internet das Coisas. Uma pesquisa realizada pela Fundacity, com 500 aceleradoras da América Latina, mostrou que 73% têm intenção de investir em soluções focadas nesse mercado este ano.

A Denox é uma startup brasileira, que desenvolve tecnologia para monitoramento em tempo real de ambientes residenciais e empresariais. Além de prover dispositivos inteligentes, eles fornecem a plataforma que permite monitorar e enviar comandos para o sistema. A Denox está entre as 13 startups escolhidas pela Apex-Brasil para representar o Brasil na South by Southwest, festival americano que reúne atividades do mundo da tecnologia. A Internet das Coisas é uma revolução anunciada.

 

Via 1, 2

Tags

Comentários