Quer ter uma startup de sucesso? Torne-se um unicórnio!

O que parecia mito torna-se cada vez mais comum atualmente e fonte de desejo de vários empreendedores

Startups que conseguem atingir valor de mercado estimado em US$1 bilhão são chamadas de unicórnio. Encontrar uma startup com tamanho potencial seria tão raro quanto encontrar um unicórnio – por isso o nome peculiar.

O termo foi popularizado pelo investidor Aileen Lee, segundo sua estimativa apenas 0,7% das startups fundadas nos anos 2000 superaram esse montante. Tornar-se um “unicórnio” é um marco para o sucesso, mas ainda mostra que há muito trabalho a ser feito.

Uber, Airbnb, Snapchat, Dropbox e Spotify são exemplos de unicórnios. Google e Facebook foram unicórnios na sua época e conseguiram se manter, figurando hoje entre as maiores empresas do mundo. O Brasil ainda não possui nenhuma, mas estamos caminhando para termos as primeiras. As maiores apostas são a Movile (serviços móveis e entretenimento criadora do Playkids, o Netflix para crianças), Nubank (fintech que oferece cartão de crédito sem burocracia e anuidade) e a PSafe (aplicativo antivírus para smartphone).

Se você ficou com vontade de entrar para o seleto grupo das startups unicórnio, confira abaixo três dicas, baseadas no comportamento das empresas que já fazem parte desse seleto grupo:

Consiga muito investimento

Um terço das startups unicórnio receberam apoio de cinco a oito investidores. O Spotify, com valor de mercado de US$ 8,5 bilhões, teve 17 investidores. Aproximar-se dos grandes venture capital mundiais é um bom começo.

Escolha o nicho de mercado certo

E-commerce, software, comércio e fintech são os mercados mais comuns das startups unicórnio. Todas demonstram que conseguem focar em setores de alto crescimento e grandes tendências, além de possuírem um produto altamente escalável, o que auxilia inclusive na captação de investidores.

Esteja no local certo

Estar em um hub visado pelo movimento de empreendedorismo e tecnologia é um diferencial. Esses hubs já possuem a cultura e a infraestrutura necessárias e, novamente, já são visados por investidores propensos a investir nas startups que despertarem o seu interesse.

Quer conhecer a lista de todas as startups unicórnio do mundo? Acesse: https://www.cbinsights.com/research-unicorn-companies

Tags

Comentários