Quer ter sucesso? Comece com o por quê usando o Golden Circle

“Quero ficar rico, famoso e não precisar nunca mais trabalhar!” Se quer ter sucesso e esta é a motivação para você empreender, está na hora de repensar. Conheça o Golden Circle e descubra como grandes líderes inspiram ação

Há alguns anos atrás, o sonho da maioria dos jovens brasileiros que buscavam sucesso era passar em um bom concurso público ou entrar para o programa de trainee de uma grande multinacional. Há quem ainda tenha esse perfil e sonho, mas nos últimos anos vem crescendo muito o número de jovens brasileiros que tiveram uma ideia, decidiram apostar e empreendê-la.

Mark Zuckerberg – o tão falado criador do Facebook – é um dos principais responsáveis por influenciar jovens a empreender mundo afora. O filme “A Rede Social” conta a história da criação do Facebook e o caminho de Mark nesta empreitada, fazendo brilhar os olhos de muita gente que passou a ver o empreendedorismo como um caminho possível e atraente.

Leia também

IOT-250 outbound-250

 

Mas não se engane achando que é rápido, fácil e 100% divertido guiar um negócio até que ele tenha sucesso. Este pode ser um caminho de muitas conquistas, mas certamente é um caminho de muito trabalho, noites sem dormir, anos sem férias de 30 dias e um início de pouco dinheiro e nada do glamour retratado no filme. Sem contar que muitas ideias empreendidas acabam não virando negócio e, para seguir nesse caminho, é preciso ter persistência e estar disposto a recomeçar aproveitando os aprendizados do insucesso.

Nesse contexto intenso que é o universo das startups, certamente tem algum diferencial quem se dedica e consegue atrair pessoas tanto para investir ou trabalhar em sua ideia, quanto para consumí-la. E foi tentando entender a chave para o sucesso, que Simon Sinek – escritor e palestrante inglês – resolveu pesquisar empresas e líderes como Apple, Martin Luther King e irmãos Wright – que conseguiram ou ainda conseguem mobilizar um grande número de pessoas a favor das suas ideias e produtos. O que ele percebeu foi que todos eles têm ou tiveram um propósito ou ideal muito forte que fez com que persistissem e não desistissem, mesmo nos momentos mais difíceis. Além disso, Simon também pode concluir que as pessoas não se inspiram pelo o quê se faz e sim no por quê se faz algo.

A partir dessa ideia, Simon Sinek criou o “The Golden Circle” – uma ferramenta para ajudar a criar a proposta de valor de uma ideia ou negócio de sucesso. Essa é uma ferramenta muito simples, mas de grande impacto, que sugere que os negócios sejam criados de maneira contrária ao que geralmente é feito, começando pelo por quê e não pelo o quê. Para aplicá-la em sua vida e negócio, basta responder:

golden circle

Why / Por quê

Qual a sua motivação para empreender?

Quais as razões para se dedicar a esta ideia de negócio?

How / Como

Qual o seu diferencial em relação à concorrência?

Que características, habilidades ou tecnologias emprega para desenvolver o seu negócio?

What / O quê

Que tipo de produtos ou serviços deseja oferecer ao mercado?

Para entender melhor, veja alguns exemplos de empresas que despertam desejo e conseguem mobilizar clientes e colaboradores:

Apple 

Why / Por quê: Tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente.

How / Como: Desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar.

What / O quê: computadores, celulares, mp3 players, serviço de venda de apps e música…

Natura 

Why / Por quê: Somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.

How / Como: A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.

What / O quê: Através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Ao construir a sua carreira e sua startup, não se esqueça: os empreendedores que conquistam sucesso são aqueles que persistem, pois têm um propósito maior e realmente acreditam na ideia de negócio que estão desenvolvendo. E nesse caminho, fica muito mais fácil atrair clientes, colaboradores ou investidores que também acreditam no mesmo propósito. Então, ao criar a sua ideia de negócio, ao invés de pensar no dinheiro, sucesso e todos os outros louros que pode colher, não se esqueça de começar com o por quê.

Via
1   2   3   4 5

Tags

Comentários