O que MacGyver pode te ensinar sobre empreendedorismo

Acredite: o famoso agente secreto da série dos anos 80 pode te ensinar bastante sobre empreendedorismo

Mesmo depois de 30 anos do início da série, o protagonista da série MacGyver continua sendo lembrado como o rei das gambiarras. Sem armas e com poucos recursos, o agente secreto era capaz de sair das piores situações em plena Guerra do Vietnã. Mas o que isso tem a ver com empreendedorismo?

Acontece que o “Método MacGyver” não é algo fictício. O premiado cineasta e criador da série, Lee Zlotoff, viaja o mundo inteiro ensinando organizações a resolverem grandes e pequenos problemas utilizando o mesmo pensamento do agente. Ele dissecou o método da seguinte forma:

1) Não se preocupe com recursos

Com um palito de dentes, uma goma de mascar e imaginação, MacGyver era capaz de sair das piores situações. Uma teoria muito popular é que inovação vem com limitação. Seja atingindo o fundo do poço ou simplesmente se esforçando ao máximo para encontrar grandes ideias para pequenos orçamentos, a verdade é que essas restrições nos forçam a encontrar novos caminhos. Por isso, estipule objetivos impossíveis para você e seu time de tempos em tempos.

2) Esqueça o Brainstorm

Parece estranho, mas o “Método MacGyver” tem um processo não muito convencional para encontrar soluções. De acordo com Zlotoff, escrever seu problema em um pedaço de papel e ir embora é tudo o que você precisa, uma vez que seu subconsciente começa a trabalhar na questão. Segundo ele, estudos apontam que o subconsciente é aproximadamente 500 mil a 200 milhões de vezes mais poderoso do que o seu consciente. Para manter sua mente ocupada, mas não sobrecarregada, aproveite esse meio tempo para resolver um quebra-cabeça, jogar videogame ou organizar seu quarto.

3) Aprenda a conectar os pontos

Encontrar um objetivo ou propósito em comum entre dois ou mais itens distintos, como conceitos ou serviços, é um desafio que nos faz sair da nossa zona de conforto criativa. É o que MacGyver sempre fez. Com um pouco de prática e muita paciência, você irá conseguir trabalhar em qualquer condição e com qualquer recurso que aparecer no caminho.
Via

Tags

Comentários