Monte o seu processo de vendas

Saiba como montar um dos mais importantes processos de qualquer startup – o funil de vendas

Captar clientes, vender um produto ou serviço, converter leads. Não há indicativo maior do potencial de uma startup se não o próprio retorno em vendas. Por isso, todo empreendedor deve se preocupar em ter um processo (e um time) muito bom para realizar essa tarefa. A melhor estratégia para isso é elaborar um funil de vendas.

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O FUNIL DE VENDAS

Funil de vendas é um processo para conduzir e acompanhar o consumidor desde o momento em que ele faz o contato inicial até a sua conversão em um cliente de fato, ou seja, quando ele paga pelo seu produto/serviço. Toda a trajetória de tomada de decisão do cliente é analisada. Nesta etapa, surgem informações para definir quais são as melhores mídias e práticas para abordar o consumidor ao longo do processo. O procedimento é denominado funil porque sempre há uma diferença muito grande entre o número de pessoas que aparecem interessadas no seu produto e os que realmente compram ao final.

O INÍCIO DO FUNIL – A COMUNICAÇÃO

A parte inicial do processo deve conseguir nutrir o funil com um volume grande de potenciais clientes. Aqueles que se interessaram em conhecer sua empresa e suas soluções são chamados visitantes. Sites, redes sociais, blogs e eventos são ótimas fontes para manter e aumentar o tráfego de visitantes.

Nesta etapa, conteúdos atualizados e de qualidade são essenciais. Estratégias de Inbound e Outbound Marketing são práticas recomendadas. Conheça mais sobre esses temas neste outro post.

O MEIO DO FUNIL – O ENCANTAMENTO

Aqui, o foco é conseguir classificar todos os visitantes e encontrar aqueles que possuem um maior alinhamento com o seu produto. Para essa classificação, tente capturar informações dos visitantes: e-mail, área de atuação, nome da empresa, solicitação de orçamento, etc.

Essas informações, associadas a uma boa rotina de nutrição de leads, permitem que você qualifique sua base de contatos, segmente conteúdos e mostre que a sua empresa possui a solução para o problema do seu lead. Encantá-lo, nesse momento, aponta aqueles que podem ir para a próxima etapa do funil.

Plataformas como RD Station e MailChimp podem te ajudar a automatizar esse processo.

O FINAL DO FUNIL – A CONVERSÃO

Leads qualificados devem ser abordados por vendedores, que já devem dispor de muitas informações sobre potenciais clientes. Neste momento há uma maior abertura do lead – estratégias de vendas consultivas podem ser utilizadas para a conversão. Avaliação gratuita, casos de outros clientes e visitas são ações indicadas para isso.

Quer escolher a melhor estratégia? Mensure o final do seu processo! Conheça as suas taxas de conversão e colete feedbacks. Acompanhe taxas de recompra e fidelização. Por fim, calcule o custo para aquisição do cliente, teste novas ferramentas e acompanhe os novos resultados. Aqui damos algumas dicas de indicadores para a sua startup.

Desenhar as etapas e estratégias do funil de vendas não é tão simples, mas profissionaliza o seu time de vendas. Além disso, te ajuda a otimizar o processo e a focar nos seus clientes mais promissores.

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