Estratégias para transformar o Instagram em seu diferencial competitivo

Você também pode aproveitar melhor o Instagram para construir a reputação do seu negócio

Ter uma presença marcante nas redes sociais já é indispensável para negócios que precisam de conexão com o seu público. Mas como ser notado em um feed onde a atenção é cada vez mais disputada?

Com mais de 35 milhões de contas ativas no Brasil, o Instagram é uma das maiores plataformas para exibição de marcas. Desde o ano passado, a rede de compartilhamento de fotos começou a incorporar publicações patrocinadas, aproximando-se de um viés ainda mais comercial. Por trás de tantos likes, comentários e visualizações, vamos explicar como você e sua startup podem se aproveitar da rede para vender seu produto ou serviço.

Primeiro, pense fora do Instagram

Os usuários do Instagram utilizam a rede para compartilhar fotos e acompanhar novidades de seus amigos. Há uma história em cada foto.  O perfil virtual da sua startup não deve ser diferente: marcas autênticas e que têm algo a contar possuem maior engajamento. A propósito, já ouviu falar na tendência chamada human brands?

Antes de começar a adotar diversos métodos, pense na sua identidade. Qual história você irá contar em suas publicações? Uma estratégia clara é mais efetiva do que posts aleatórios. Mas como achar a identidade do meu negócio? Uma referência: Golden Circle. Assista a este vídeo do Simon Selik explicando o que é:

 

Pessoas > coisas

Empreendedores que utilizam o Instagram já notaram que postagens mostrando apenas coisas (o produto, por exemplo) não geram tanto engajamento quanto fotos em que aparecem pessoas. Que tal mostrar você ou um cliente interagindo com o seu produto? Ou colocar a sua equipe trabalhando de forma divertida enquanto entrega o seu serviço?

Os usuários querem ver no Instagram o que não veria no seu site: fotos espontâneas, outros usuários utilizando o produto e, claro, a personalidade do negócio. Pessoas se conectam com histórias e suas personagens.  

Quer uma marca que utiliza bem essa estratégia? A Starbucks. Quinta marca com o maior número de seguidores, a cafeteria utiliza as fotos de seguidores para fazer sua divulgação. No seu perfil, as fotos com as maiores curtidas são aquelas que foram repostadas de seguidores.

Ferramentas auxiliares

Agora que você já sabe a importância do Instagram para o seu negócio, que tal começar a utilizá-lo? Separamos algumas ferramentas para te ajudar no processo:

Iconosquare

Ótima ferramenta para analisar os dados da sua conta. Além de visualizar suas fotos mais curtidas e a curva de ganho de seguidores, você encontra informações sobre o seu engajamento com os seus seguidores (curtidas e comentários), envolvimento com contas que não te seguem e informações do melhor dia e horário para você postar de acordo com o comportamento da sua comunidade.

A ferramenta é paga mas você pode testá-la gratuitamente por sete dias: https://pro.iconosquare.com/

Repost | Regram

App gratuito que pode te auxiliar a compartilhar na sua conta do Instagram a postagem de outro usuário. Ferramenta necessária para adotar uma estratégia como a do Starbucks, mencionada acima.

Instamizer

Este aplicativo pago brasileiro te ajuda a gerenciar a sua conta e programar postagens pelo computador, ao invés de ter que fazer tudo em tempo real e pelo smartphone. Vale a pena conferir: https://instamizer.com/

Pronto para utilizar o Instagram como difusor da sua marca? Antes de começar a postar, lembre-se de definir uma estratégia.

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