Aumente o Tempo de Vida do Seu Cliente (Lifetime Value)

Ticket médio, churn, up-selling, lead: conheça estratégias para aumentar o tempo de vida do cliente da sua startup

Customer Lifetime Value, ou Tempo de Vida do Cliente, é um dos indicadores mais importantes para as startups. Ele indica a receita gerada enquanto ele está ativo na base de usuários e quão eficiente a sua startup é em fidelizá-lo.  Um fator importante, já que conquistar um novo cliente costuma ser mais caro. Selecionamos algumas dicas para você dominar o seu Customer Lifetime Value – LTV:

Quando devo me preocupar com o LTV?

O LTV passa a ser essencial quando a sua startup precisa dominar um mercado e ganhar escala. Nos estágios iniciais, o negócio está focado em ver o engajamento dos seus primeiros usuários, como esses se relacionam com a sua solução e quais as melhores estratégias para chegar até o seu cliente. No estágio de investimento e escala, realizar novas vendas para clientes antigos se torna importante, sendo medido pelo LTV.

Qual a fórmula do LTV?

A fórmula mais utilizada para o cálculo do LTV é: Ticket Médio / Churn. O Ticket Médio é o valor médio de compra por cliente. Churn é a taxa de clientes que deixam de ser ativos em determinado período. Para conhecer mais desses e de outros indicadores, clique aqui.

Como aumentar o LTV?

1) Aumente o Ticket Médio

Desenvolva funcionalidades indispensáveis para os seus clientes. Essa é a estratégia denominada up-selling: sugerir um produto/serviço adicional ao que está sendo comprado. Outra estratégia que pode ser utilizada é o cross-selling: sugerir produtos complementares ao adquirido. Você pode oferecer essa nova funcionalidade ou novo produto gratuitamente por um tempo limitado. Se agregar valor à demanda dos clientes, há grande chance de eles pagarem para continuar utilizando.

Para startups de SaaS, software como serviço, um modelo interessante para aumentar o ticket médio é o “pay as you go”, pelo qual o cliente paga de acordo com a sua utilização. Por exemplo, empresas de marketing digital que cobram por lead adquirido pelo cliente ou o Skype, que cobra pelo tempo de chamada.

2) Diminua o Churn

Trabalhe com leads qualificados. O seu produto/serviço deve ser oferecido para aqueles potenciais clientes que estão preparados para adquiri-lo. Fazer vendas para um público não qualificado possui alta probabilidade de cancelamento do serviço.

Certifique-se que seus usuários tenham uma experiência positiva. Promova uma boa comunicação com os seus clientes e um excelente relacionamento. Alocar uma equipe para atendimento aos usuários e disponibilizar vários canais de comunicação gera confiança. Tudo isso contribui para a retenção do cliente.

 

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