Aprenda a usar infográficos com eficiência

Não entendeu? Quer que eu desenhe? Sim!

Para resolver dúvidas ou explicar de forma simples, que tal usar um infográfico? Se o seu assunto envolve números, lugares ou qualquer dado em grande volume – o que pode deixar a sua apresentação monótona – essa é a ferramenta ideal. Informações com elementos iconográficos facilitam a leitura e a compreensão.

Para apoiar o seu trabalho, conheça alguns elementos essenciais e ferramentas grátis para criar o seu próprio infográfico:

Não esqueça o roteiro e foco no tema!

Pense qual será o assunto do material e avalie as questões relevantes para o seu público. Com um roteiro em mãos, fica mais fácil buscar dados que podem ser apresentados com ícones interessantes e em gráficos diferenciados. Organize bem os elementos para facilitar a leitura e crie harmonia entre as informações, por exemplo, mesclando dados, ícones, gráficos, nuvens de palavras e textos.

E lembre-se: o diferencial do infográfico é sempre ter textos resumidos. Chamadas são indispensáveis para contextualizar cada item, mas nunca maiores do que dez palavras. Isso é importante para reforçar o caráter visual e dar destaque para as informações em outro formato.

Um visual simples é o que chama atenção

Ao simplificar o layout com poucas cores e fontes, você cria mais facilmente conexão entre as informações. Uma dica interessante é usar linhas curvas no tipo de fonte e nos elementos visuais. Elas são mais amigáveis ao olhar e trazem fluidez ao material. As cores podem fazer parte do trabalho também: que tal demonstrar crescimento com uma mudança gradual de cor, do rosa ao vermelho, por exemplo?

O importante é favorecer a iconografia. Silhuetas e representações gráficas, com o Pão de Açúcar representando o Rio de Janeiro ou uma prancha de surfe para representar praias, por exemplo, são divertidas e criam associações rápidas.

Valorize o seu material

As fontes de pesquisa precisam estar claras e utilize referências de qualidade, como IBGE, universidades, o Sebrae e pesquisadores conceituados, por exemplo. Assim seu trabalho ganha autoridade e aumentam as chances ser encontrado em ferramentas de busca. Não se esqueça de inserir um call to action para que o público interaja com material: o link para mais informações ou a indicação de outro conteúdo interessante podem ser ótimas opções para o seu site ou blog.

Ferramentas gratuitas para começar

A primeira dica é para criar um infográfico sobre sua carreira profissional: conecte o Vizualize.me ao seu perfil do LinkedIn. O Piktochart permite que você crie três infográficos, gratuitamente, dentro de temas predeterminados. Para organizar tabelas e números, use o Infogr.am.

Que tal você começar a criar infográficos para seu trabalho ou para visualizar melhor suas metas e conquistas pessoais? Confira também o e-book Tudo o que você precisa saber sobre infográficos e deixe suas informações mais atrativas. Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário!

Leia também

lean-3-250 plano-300

Tags

Comentários